Tartarugas-verdes reabilitadas pelo Gremar em ação do PMP-BS são soltas em Peruíbe (SP)

8 de janeiro de 2018

Duas tartarugas-verdes retornaram nos primeiros dias de 2018 após serem reabilitadas pelo Instituto Gremar em ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

As solturas ocorreram na Praia do Centro, em Peruíbe (SP), e contaram com a participação de autoridades locais, entre elas o prefeito do município, Luiz Maurício.

Uma delas havia sido resgatada na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente (SP), no dia 28 de setembro do ano passado.Com suspeita de afogamento, ela demonstrou dificuldades ao respirar durante os primeiros dias em que esteve sob cuidados na nossa Base de Estabilização. A evolução positiva do tratamento permitiu que o volume de água de seu tanque fosse aumentando gradativamente.

O animal ganhou peso ao longo dos mais de três meses que passou em reabilitação. Sua boa resposta à alimentação, à base de algas e papa de peixe, além de suplementos vitamínicos, foi outro fator preponderante em sua recuperação.

Rede de pesca

A outra tartaruga da mesma espécie encalhou após enroscar-se em rede de pesca em 17 de dezembro último. Foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros local e encaminhada à base do Gremar. Também com sinais de afogamento, passou por processo de reabilitação semelhante, porém recuperando-se com mais rapidez. Os exames pré-soltura ratificaram o quadro, com todos os valores dentro da normalidade e ganho de peso compatível com o período de recuperação.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341