Tartarugas-verdes reabilitadas retornam ao mar na Laje de Santos

27 de novembro de 2017

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos foi o cenário do reencontro de três tartarugas-verdes (Chelonia mydas) reabilitadas pelo Gremar com a natureza. Resgatadas entre os meses de abril e setembro em praias de Itanhaém, Guarujá e São Vicente, elas foram soltas em conjunto, com o apoio da Polícia Ambiental e do Instituto Florestal.

A ação é um importante resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo Ibama.

O animal resgatado na Praia de Cibratel, em Itanhaém, era o que estava há mais tempo em tratamento. Abaixo do peso, com presença de fibropapilomas e incrustação por cracas na carapaça, ele demonstrava flutuabilidade alternada e havia ingerido lixo no mar. Restabelecidas suas condições normais de respiração, foi submetido a cirurgia para retirada de papiloma. Durante o tempo em que esteve na Base do Gremar readquiriu o interesse pelo alimento, ganhando cerca de 1kg e restabelecendo-se em suas condições clínicas, o que o tornou apto à soltura.

Já a tartaruga encontrada boiando próximo ao Iate Clube de Santos, no Guarujá, apresentava sinais de afogamento. O primeiro desafio da equipe de biólogos e veterinários do Gremar foi restaurar suas condições de flutuabilidade e respiração. A resposta do animal foi satisfatória com o passar dos dias, o que possibilitou o aumento gradual do volume de água do tanque. Antes da soltura, também passou por procedimento para retirar fibropapilomas.

Também com suspeita de afogamento, em virtude da presença de uma espuma em sua cavidade oral, a tartaruga que encalhou na faixa de areia da Praia do Itararé, em São Vicente, mostrava-se pouco ativa, com dificuldades para respirar e com incrustação de cracas na carapaça. Os sinais de melhora vieram aos poucos, mas foram plenos: dias antes da soltura já se alimentava e nadava normalmente, com exames clínicos apontando resultados satisfatórios.

Com bases no Guarujá e Itanhaém, o Gremar é uma das instituições que atua em prontidão 24h no PMP-BS Fase 1, sendo responsável pela região da Baixada Santista. Em caso de avistamento de animal marinho ferido, recomenda-se manter a distância, evitar aglomerações e acionar imediatamente a instituição, pelo telefone 0800 642 3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341