Transfusão de sangue entre animais: alternativa para casos de emergência

6 de dezembro de 2018

A transfusão de sangue, em conjunto com fármacos, é uma das alternativas que utilizamos no Centro de Reabilitação do Instituto Gremar em casos de emergência envolvendo animais resgatados, pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Geralmente o procedimento visa reverter quadros de anemia (baixa quantidade de células vermelhas saudáveis), muitas vezes causados por colisão com embarcações seguidas de perda de sangue; ou mesmo falta de nutrientes adequados em sua dieta.

Na transfusão de sangue, um animal saudável é utilizado como doador e pode ajudar a salvar a vida de um indivíduo de sua espécie.

No caso ilustrado pela foto, a própria doadora já possuía uma cicatriz devido a acidente anterior, mas como clinicamente apresentava-se saudável, foi liberada para o procedimento, finalizado de forma bem-sucedida.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O Gremar é uma das instituições que integram o projeto em sua chamada Fase 1. Possui base em funcionamento no Guarujá, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341 e 13 99711-4120 (24h).

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341