Três atobás morrem por causa do lixo

30 de novembro de 2018

Na manhã do dia 27/11 a equipe de monitoramento do PMP-BS/UDESC registrou, durante a rotina de monitoramento, três atobás (Sula leucogaster) em óbito, embolados num pedaço de corda, na praia da Vila em Imbituba/SC.

A cena foi realmente impressionante, pois foi difícil determinar o acontecido. Os três animais estavam conectados pelos bicos nas fibras de nylon de um pedaço de corda que provavelmente estava boiando no mar.
Os atobás tem um bico forte, cumprido e serrilhado, o que levou eles a não conseguir se desprender do resíduo. Provavelmente o incidente ocorreu numa tentativa de caça mal sucedida na superfície do mar. Por não conseguirem se desprender das fibras da corda, se embolaram e acabaram afogados, como verificado na necropsia.

Casos como este ajudam a refletir sobre a problemática da destinação de nossos resíduos. O número de animais atingidos pelo lixo e realmente alarmante!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341