Três segundos e muito fôlego!

22 de março de 2018

Apesar de excelentes mergulhadoras, as tartarugas-marinhas respiram pelos pulmões. Por isso, precisam retornar à superfície para eliminar o gás carbônico acumulado em seu metabolismo e inspirar oxigênio para retornar às profundezas do oceano.

A visita à superfície, contudo, é rápida. Dura, mais precisamente, cerca de três segundos. Isto porque sua fisiologia permite que o organismo utilize o oxigênio de forma mais eficiente, garantindo mais fôlego. Entre os fatores determinantes para esta aptidão estão a maior quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina em seu sangue e de mioglobina em seus músculos.

Sua frequência respiratória varia de acordo com a atividade, claro, mas a maioria das espécies é capaz de dormir durante longos períodos enquanto permanecem submersas ou nadar consideráveis distâncias entre as respirações. Uma característica fundamental para sua vocação migratória.

Nossa Base de Reabilitação costuma atender com mais frequência as tartarugas-verdes (Chelonia mydas) e as tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta), mas eventualmente também há ocorrências com tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) e tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea).

Para todas elas, os testes de flutuabilidade que realizamos periodicamente durante o tratamento, em tanques com diversos volumes de água, são sempre determinantes ao atestar a recuperação das condições ideais para o retorno ao seu habitat.

* * *

O Gremar é uma das instituições que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em sua chamada Fase 1. Possui bases em funcionamento no Guarujá e em Itanhaém e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Seu objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341