Três tartarugas-verdes resgatadas no domingo já estão em raeabilitação

6 de março de 2018

Três tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram resgatadas por equipes do Instituto Gremar neste domingo (4), em Guarujá (SP), em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Dois acionamentos ocorreram na Praia das Astúrias e o outro, na Praia Branca. Todas já se encontram sob cuidados da equipe do instituto em sua Base de Reabilitação, na mesma cidade.

Um dos animais encontrados na praia das Astúrias apresentava um anzol fisgado na cavidade oral e boia acoplada. O petrecho de pesca foi removido com anestesia local e a recuperação tem se mostrado satisfatória nas primeiras 24 horas.

O outro possuía uma marca evidente e recente em seu pescoço, indicando provável interação com linha de pesca. Em observação num tanque com nível baixo de água, ele também apresenta fibropapilomas dispersos pelo corpo, que deverão ser removidos por meio de cirurgia.

Ambos devem retornar em para seu habitat, mas, infelizmente, continuarão sob risco iminente de novas interações com petrechos de pesca. Isto porque as tartarugas marinhas são fieis às suas áreas de alimentação e há vários registros de pessoas oferecendo peixes indevidamente no local – uma prática ilegal que tem motivado ações sistemáticas do Gremar na região.

Já a tartaruga resgatada na Praia Branca estava abaixo do peso, desidratada e debilitada, com incrustações por algas e cracas. Neste primeiro momento está em sala de estabilização com controle de temperatura e umidade ambiente. Seu estado é o que inspira mais cuidados.

* * *

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.