Um balanço do “Verão no Clima”

12 de março de 2018

Por dois meses parte de nossos colaboradores atuou junto aos monitores e voluntários do programa “Verão no Clima”, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em parceria das Prefeituras dos 16 municípios do litoral paulista. Foram dezenas de mutirões de limpeza e atividades, com tendas de apoio instaladas em diversas praias do litoral paulista.

A oportunidade mostrou-se importante para reforçarmos nossas ações de educação ambiental e compartilharmos com o público, informações sobre nosso trabalho pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O balanço do “Verão no Clima”, divulgado na última semana, apresentou números impressionantes: 7 toneladas de lixo recolhidas em todo litoral. Alguns dados específicos também chamam a atenção: por exemplo, em Itanhaém, foram recolhidos no total 25 mil bitucas de cigarro (foto) e mais de 1,6 mil canudos de plástico. Vale lembrar que a ingestão acidental de lixo é uma das maiores causas de encalhes e óbitos de animais marinhos na região.

A ampla adesão obtida durante os mutirões e as abordagens que realizamos sobre o descarte adequado do lixo produzido nas praias, contudo, nos deixa otimistas. Afinal, a informação e a conscientização continuam sendo fatores fundamentais de transformação. Então, que estes números possam ser reduzidos no próximo ano!

* * * * * * * * *
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

O Gremar é uma das organizações que atua em prontidão 24h pelo PMP-BS, com bases em funcionamento nas cidades de Guarujá e Itanhaém. Em caso de avistamento de animal marinho encalhado, ferido ou morto, o acionamento pode ser feito pelo telefone 0800-642-3341.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341