Univali monitora ocorrência de elefante marinho em praias de BC e Itajaí

17 de julho de 2020
(Foto: André Barreto – PMP-BS/Univali)

A Univali, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), acompanha desde segunda-feira (13), a visita de um elefante marinho nas praias de Itajaí e Balneário Camboriú. O mamífero tem feito pausas na faixa de areia para descansar, um hábito comum e saudável durante o período migratório da espécie.

De acordo com informações da equipe de medicina veterinária e biologia do PMP-BS, o elefante marinho é um macho da espécie Mirounga leonina, mede cerca de 3,5 metros de comprimento total e pesa cerca de 800 quilos. A equipe técnica avaliou o mamífero durante os três dias de ocorrência na Praia do Buraco, em Balneário Camboriú, e na Praia Brava, em Itajaí.

O animal está aparentemente saudável, com bom escore corporal. As mucosas oral e ocular com colorações normais. Apresenta-se alerta à toda movimentação e ruídos, seguindo com frequência a origem do som com os olhos. Em breves momentos de silêncio nos locais, o elefante descansava, chegando a ressonar.

Foram observadas poucas marcas superficiais (características de interação com outros animais), sugerindo que este indivíduo ainda não estava em fase reprodutiva. Nesta fase ocorrem disputas entre os machos para acasalamento, resultando em fortes marcas no corpo.

Durante o monitoramento, a equipe avaliou periodicamente as frequências cardíaca e respiratória, registrando aproximadamente 65 batimentos por minuto e quatro movimentos respiratórios por minuto. Amostras biológicas foram coletadas para avaliar a saúde do mamífero.

A última ocorrência monitorada pelo PMP-BS foi nesta quarta-feira, 15, na Praia do Buraco. A área foi isolada para evitar interações humanas, que podem gerar estresse no animal e impactar negativamente no estado de saúde.

⚠️ Ao avistar um Pinípede (lobos, leões ou elefantes marinhos) lembre-se:

➡️  Não se aproxime do animal;
➡️ Não tente o fazer retornar ao mar;
➡️ Não o alimente;
➡️ Mantenha animais domésticos distantes;
➡️ Acione o PMP- BS pelo telefone 0800 642 3341 e informe o local de ocorrência

Os elefantes-marinhos-do-Sul são animais semiaquáticos, pois vivem tanto no ambiente marinho como costeiro. Fazem pausas para descanso na areia da praia e nos costões rochosos. Esse descanso é parte comportamento natural da espécie, que todos os anos faz uma extensa viagem migratória para as águas do litoral brasileiro. Por isso é fundamental respeitar o espaço do animal e manter a distância apropriada.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-7960 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341