Saiba mais sobre o Boto-cinza

19 de março de 2018

Como todo mamífero, os mamíferos marinhos também respiram o ar atmosférico e seus filhotes também mamam. São mamíferos marinhos: ursos-polares, pinípedes (focas, leões, lobos e elefantes marinhos), sirênios (peixes-boi) e cetáceos (baleias, botos e golfinhos).
O boto-cinza (Sotalia guianensis) é um cetáceo que ocorre entre Florianópolis (SC) e o país de Honduras, habitando as zonas costeiras, principalmente estuários, enseadas e baías. Como outros golfinhos o boto-cinza não realiza grandes migrações e na maioria das vezes permanece a vida toda na mesma área.
Em Cananéia uma população de boto-cinza vive nas águas do estuário, onde tem abrigo, um bom lugar para se reproduzir e alimento suficiente. Eles comem principalmente peixes (tainha, parati, corvina, pescada, xingó, maria-luiza, entre outros), mas também podem comer lulas e camarões.
O tempo de gestação do filhote é de aproximadamente 11 meses. Ele nasce em torno de 90 cm e bem rosado e alimenta-se somente do leite materno por seis meses.

Os animais apresentados aqui na nossa página do Facebook, fazem parte da biodiversidade da Região de Cananéia, área de atuação do IPeC que é uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341