Você sabia?

16 de janeiro de 2019

A fragata (Fregata magnificens) é uma ave comumente avistada sobrevoando nossas praias, mares e regiões estuarinas.

Ao contrário da maioria das outras aves marinhas, se molham facilmente quando entram em contato com a água, portanto, para conseguir alimento, elas capturam peixes e crustáceos durante o vôo na superfície da água utilizando seu forte bico como uma pinça.
Outra estratégia frequentemente utilizada é o roubo das presas capturadas por outras aves, como atobás, biguás, garças e socós, o que garante o seu apelido de “pirata dos mares”.
As fragatas se reproduzem principalmente em ilhas oceânicas. O macho apresenta um papo vermelho que é inflado durante o período reprodutivo e serve como um atrativo para as fêmeas.

Lembramos que em caso de encalhes de animais marinhos, o número de contato do Centro de Reabilitação do IPeC é o 0800.642.3341

O monitoramento, resgate e reabilitação de animais marinhos são algumas das atividades realizadas pelo IPeC dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341