Animais resgatados em São Francisco do Sul são encaminhados para reabilitação

28 de novembro de 2019

Duas tartarugas e uma gaivota estabilizadas na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, em São Francisco do Sul (SC), foram transferidas para centros de reabilitação, em Florianópolis (SC). Os animais foram resgatados em diferentes praias de São Francisco do Sul, no litoral Norte catarinense, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi encontrada por um pescador no dia 22 de novembro, próximo ao costão da Praia de Itaguaçu. O animal estava bem responsivo e apresentava poucos epibiontes, parasitas característicos da espécie. Recebeu tratamento à base de vitaminas, aminoácidos e minerais, além de hidratação adequada e alimentação sólida (peixes e camarões).

A tartaruga-verde (Chelonia mydas), que foi resgatada no dia 24 de novembro na praia estuarina localizada próximo ao bairro Bela Vista (às margens da baía Babitonga), apresentava fratura na carapaça sugestiva de interação com hélice de motor. Foi observado também uma grande quantidade de fibropapilomas (tumores de pele de natureza benigna associados ao herpes-vírus), que comprometem o deslocamento e a alimentação dos animais. O tratamento na estabilização foi iniciado com antibióticos devido ao risco de pneumonia, pela proximidade da fratura com o pulmão.

Já a gaivota (Larus dominicanus), um animal juvenil encontrado na Praia do Ervino no dia 24 de novembro, apresentava suspeita de luxação na asa esquerda. O animal estava muito magro e debilitado, mas bem responsivo. Exames clínicos constataram somente um quadro de debilidade possivelmente pela dificuldade em encontrar alimentos. Iniciou-se uma alimentação com papa de peixes e em seguida com alimentos sólidos (peixe inteiro). O animal recebeu tratamento com vermífugo e nenhuma lesão foi detectada nas articulações.

As duas tartarugas foram para o Projeto Tamar e a gaivota para a Associação R3 Animal, instituições parceiras do PMP-BS em Florianópolis. Lá, os animais serão avaliados por mais alguns dias até estarem completamente aptos para o retorno ao hábitat natural (soltura).

(Fotos: PMP-BS/Univille)

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 5, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341