Reunião de análise crítica reúne equipes do PMP-BS em Santos (SP)

4 de dezembro de 2019

Membros do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) participaram nesta semana da Reunião de Análise Crítica (RAC), onde apresentaram dados estatísticos sobre ocorrências de animais marinhos atendidos pelo projeto. O encontro foi realizado em Santos (SP) e teve a participação de coordenadores das instituições executoras do PMP-BS do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Nos dois dias de reunião, as equipes apresentaram os principais dados dos últimos meses sobre as atividades desenvolvidas pelo PMP-BS nas regiões de atuação do projeto, que vai desde Saquarema (RJ) até Laguna (SC). Os temas abordados foram a distribuição espacial e temporal de animais marinhos por grupo zoológico, o atendimento veterinário aos animais vivos durante os processos de estabilização e reabilitação, a necropsia de animais recolhidos sem vida e os dados de análises contaminantes.

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), instituição executora e responsável técnica pelo projeto no Paraná e Santa Catarina, participou com integrantes da coordenação e da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, localizada em Penha (SC). Participaram também integrantes dos órgãos licenciadores, entre eles Ibama, ICMBio/CMA, ICMBio/Tamar e ICMBio/Cemave, além de representantes da Petrobras, órgão empreendedor do projeto.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Governador Celso Ramos a Barra Velha.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univali: Fernanda Vieira de Maria
Contato: fernandavieira@univali.br / (47) 3341-7960 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341