Soltura de gaivotas reabilitadas é realizada em Florianópolis

7 de abril de 2021

Hoje foi dia de devolver à natureza quatro gaivotas (Larus dominicanus) e um mandrião-pomarino (Stercorarius pomarinus). A soltura ocorreu na Praia do Moçambique, em Florianópolis. As aves passaram por reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).

As aves haviam sido resgatadas no mês passado em diferentes regiões do litoral catarinense: duas pela equipe da Univali, em Porto Belo e Governador Celso Ramos; uma pelo Instituto Australis, em Palhoça, e uma pela Univille, na região de São Francisco do Sul, instituição responsável também pelo resgate do mandrião-pomarino.

Antes de serem liberadas, as aves foram medidas e pesadas, e receberam uma anilha de identificação. Todo o trabalho de resgate, estabilização, reabilitação e soltura foi feito por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O mandrião-pomarino é uma ave da ordem Charadriiformes, da família Stercorariidae. Habitam os mares polares dos dois hemisférios, de ocorrência rara na nossa região. Mede entre 46 cm e 51 cm de comprimento, com envergadura entre 122 cm e 127 cm e pesa entre 650 e 750 gramas.

.

📞Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

➡️O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

➡️O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

➡️O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

 

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/R3 Animal: Nilson Coelho
Contato: nilsonjcoelho@gmail.com / (48) 3018-2316 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341