PMP-BS/Univille registra 44 animais em março

1 de abril de 2021

No mês de março de 2021, o PMP-BS @Univille registrou 44 animais no Trecho 5 que compreende as praias de Itapoá, Araquari, Barra do Sul e São Francisco do Sul, no norte catarinense.

Deste total (n=44), 26 ocorrências (16 mortos; 10 vivos) foram registradas durante o monitoramento diário das praias (estratégia regular) e 18 (10 mortos; 8 vivos) via acionamentos.

Como já observado nos dois primeiros meses do ano, novamente as aves e as tartarugas marinhas corresponderam a mais de 90% dos registros. Foram registradas 15 tartarugas-marinhas, sendo 13 tartarugas-verdes (Chelonia mydas) e duas tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta), todas encontradas já sem vida.

Entre as aves, a espécie mais abundante foi a gaivota (Larus dominicanus), sendo 10 animais vivos e 7 mortos. No início do mês tivemos dois registros inéditos. A equipe do PMP-BS/Univille resgatou um mandrião-pomarino (Stercorarius pomarinus) e uma grazina-de-barriga-branca (Pterodroma incerta), ambas vivas.

No caso dos mamíferos, registramos 4 indivíduos mortos. Uma toninha (Pontoporia blainvillei), 2 botos-cinzas (Sotalia guianensis), e ainda, registramos o primeiro pinípede do ano, um leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens).

Neste mês de março, sete animais, que estavam em tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille foram transferidos para reabilitação, na @associacaor3animal, em Florianópolis. Uma fragata e uma gaivota já retornaram ao hábitat natural (dia 16/03 e 29/03, respectivamente) e seguimos na torcida pela soltura dos outros 5 pacientes.

Este post é uma forma de retorno da prestação de serviço à comunidade, parceiros e seguidores. Continue acompanhando nossas redes sociais para mais informações das atividades e registros ao longo do ano.

IMPORTANTE: Todos os dados que registramos podem ser consultados no Simba – Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática, através do site  https://simba.petrobras.com.br/simba/web/, na aba acesso público.

E não esqueça! Encontrou um animal marinho morto ou debilitado? Ligue 0800 642 3341 / (47) 3471 3816 (base) / (47) 99212 9218 (whatsapp).

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá.

 

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Univille: Fabiana Rodrigues
Contato: fabiana.r@univille.br / (47) 3471-3816 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341