Artigo científico – morbillivírus Baleia-piloto

24 de fevereiro de 2023

Diversas vezes mencionamos por aqui a importância das parcerias com projetos e grupos de pesquisa para a geração de conhecimento científico e compreensão da saúde do ambiente marinho.

Hoje viemos compartilhar com vocês uma parceria super relevante para a ciência oceânica!

Recentemente foi publicado um artigo científico fruto da parceria do Laboratório de Patologia Comparada de Animais Selvagens (LAPCOM) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, instituições executoras do PMP-BS Área SC/PR, incluindo nossa equipe (responsável pelo trecho 05 – norte catarinense) e @laboratoriodezoologia da Udesc de Laguna (responsável pelo trecho 01 – sul catarinense) e @ongaquasis que atua no nordeste.

A publicação trata da primeira detecção de morbillivirus em baleias-piloto-de-aleta-curta (Globicephala macrorhynchus) que encalharam no litoral brasileiro em 2020. Cabe destacar que este tipo de infecção é uma importante causa de mortalidade em cetáceos.

De autoria da médica veterinária Samira Costa da Silva @samiracosts e demais colaboradores, o estudo analisou amostras de quatro baleias-piloto-de-aleta-curta, sendo que duas delas encalharam em Santa Catarina em outubro de 2020. O primeiro encalhe foi registrado no dia 04/10 na Praia do Gi em Laguna e atendido pela equipe do PMP-BS/Udesc; e o segundo caso no dia 09/10 na Praia do Ervino em São Francisco do Sul, atendido por nós do PMP-BS/Univille.

Os dois cetáceos (juvenis) encalharam vivos e vieram a óbito em menos de 24h. Durante a necropsia foram coletadas amostras de alguns tecidos que posteriormente passaram por análise molecular (PCR). Ambos testaram positivo para morbilivirus. Os resultados mostram que a saúde geral destes animais estava ruim, apresentando características de desnutrição.

Quer ler o artigo na íntegra? Acesse aqui: https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/29/1/22-1549_article.

Ah! Nos stories vamos relembrar duas postagens com informações sobre a baleia-piloto-de-aleta-curta que encalhou aqui na nossa área.

Confira lá e aproveite para curtir e compartilhar!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341