Atendimento de golfinho-nariz-de-garrafa vivo na Baía de Guaratuba

26 de fevereiro de 2023

Após acionamento de turistas que navegavam na Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, nossa equipe do @lecufpr via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), junto à Marinha do Brasil, deslocou-se para verificar a ocorrência de um golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) que nadava lateralizado, era observado em períodos longos na superfície e seguia as embarcações. Chegando ao local nossa equipe técnica identificou que o animal estava encalhando nas áreas rasas de manguezais repetidamente e apresentava alterações no comportamento e frequência respiratória.

Uma equipe complementar multidisciplinar do PMP-BS/UFPR deslocou para o local em posse de todos os equipamentos para resgate e atendimento deste animal. Para o atendimento contamos com o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Iate Clube de Caiobá – um trabalho em rede como está previsto no PRAE – Protocolo de atendimento de encalhe de animais marinhos no Paraná.

Conforme relatado pela coordenadora do PMP-BS/UFPR, bióloga Dra. Camila Domit, a equipe em campo acompanhou o comportamento e sinais clínicos do animal e estruturou a logística para a contenção do golfinho e atendimento. O procedimento foi realizado com responsabilidade e colaboração de todos em campo, sendo o animal contido e manejado para o transporte. Conforme avaliação veterinária, além das alterações já relatadas, o animal estava magro e com diversas doenças de pele, fatores que conjuntamente indicavam um quadro de debilidade crônica.

No entanto, durante o deslocamento para a área do Iate Clube o animal foi a óbito. A equipe transportou a carcaça para o Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de saúde da fauna marinha na UFPR, onde será conduzida a necropsia e coleta de amostras biológicas. Conforme exposto pelo médico veterinário Fabio Lima, as informações sobre a causa da morte serão divulgadas em postagem posterior, após análise dos laudos dos exames feitos durante a necropsia.

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (@lecufpr) agradece a parceria de todas as instituições que foram essenciais para o resgate e atendimento deste golfinho. @ufpr_oficial

 

SOBRE O PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341