Gaivota passa por procedimento de Raio X

10 de julho de 2017

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada para atender uma ocorrência de uma ave debilitada na Praia Central de Navegantes. Ao chegar no local, os técnicos e monitores perceberam que se tratava de uma gaivota (Larus dominicanus) adulta bem debilitada, magra e que não conseguia mais voar.

A ave foi levada para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, localizada em Penha. Durante os primeiros exames clínicos as veterinárias perceberam que era uma ave idosa e que o motivo dela não voar estava relacionado ao aumento de volume nas articulações de suas asas. Possivelmente por isso, ela não estava conseguindo ir em busca de alimentos.

O tratamento foi iniciado! Muita hidratação, alimentação e técnicas para que ficasse aquecida. Nos dias seguintes a gaivota foi medicada com antibióticos, antiinflamatórios, corticoides e banhos de sol no período da manhã.

Por estar sem voar, seus pés começaram a ficar machucados e então foram adaptadas botinhas ortopédicas feitas com bandagem. Como o inchaço das asas não estava diminuindo, a gaivota foi levada até uma clínica veterinária para realizar um Raio-X. No exame foi constatado que ela tinha uma degeneração grave das articulações, provavelmente ocorrência da idade avançada.
A vovó gaivota seguiu os dias com banhos de sol e medicação, mas infelizmente não resistiu.

Parabenizamos a equipe de veterinários e técnicos que sempre estão dispostos a recuperar os animais encontrados.

Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é muito importante!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341