Carcaça de baleia Jubarte é enterrada em Caraguatatuba

26 de outubro de 2017

Após cinco horas de trabalho, a equipe da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, com apoio técnico da equipe e do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, através do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), realizaram o enterro da carcaça de baleia Jubarte, que havia encalhado ontem (26), no período da noite

“Em situações como essa, quando o animal já encalhou na praia, a melhor alternativa é o enterro do animal no próprio local”, analisa Hugo Gallo Neto, oceanógrafo e presidente do Instituto.

Segundo Gallo, é imprescindível que haja agilidade na tomada de decisões em um caso como este. “A ação imediata da prefeitura foi fundamental para a correta condução do caso. Já que, eventos como este podem se transformar num grande problema, quando decisões demoram a ser tomadas, a exemplo do que aconteceu na Praia Grande de Ubatuba no ano 2000, quando uma Jubarte ficou semanas se decompondo na orla”, relembra Gallo.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMPBS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.