Biologia e conservação de tartarugas marinhas

8 de maio de 2017

“Biologia e conservação de tartarugas marinhas” foi o tema do curso realizado pelo Biopesca para 19 estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi na sede do Centro Operacional Aiuká (COP Aiuká SP), em Praia Grande. O conteúdo abordou os principais problemas que afetam a espécie, como a doença viral fibropapilomatose e a Síndrome do Lixo, entre outros assuntos.

O curso foi ministrado na última sexta-feira (19/05) pela médica veterinária do Biopesca, Vanessa Ribeiro, e consistiu em dois módulos, um teórico e outro prático. Nesse último, os estudantes participaram da necropsia de duas tartarugas-verde (Chelonia mydas), recolhidas já sem vida durante o monitoramento de praias, atividade que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O Biopesca é uma das entidades executoras do PMP-BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Po23lo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e recolhimento dos mortos. A área de abrangência do monitoramento engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa.