Toninha, uma espécie ameaçada

13 de julho de 2017

Em quase dois anos de monitoramento diário nas praias do litoral de São Paulo, o Biopesca já recolheu 148 toninhas (Pontoporia blainvilillei) sem vida. Essa é uma espécie de golfinho ameaçada de extinção, que vive na costa do Brasil em profundidades de até 30 metros. Por seu hábito costeiro, a toninha se torna uma espécie especialmente vulnerável às atividades humanas, sendo considerada a espécie de pequeno golfinho mais impactada por atividades antrópicas no Atlântico Sul Ocidental, entre elas as capturas acidentais em redes de pesca.

O Biopesca é uma das organizações executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atuando no resgate de animais marinhos vivos e recolhimento dos mortos em praias de Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. A área de abrangência do monitoramento no PMP-BS Fase 1 engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341