Garça-moura fisgada por anzol é reabilitada à natureza

7 de março de 2018

Em mais uma ação do Instituto Gremar pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma garça-moura (Ardea cocoi) foi solta na manhã do último sábado (3), em área próxima ao Canal de Bertioga, no Guarujá (SP).

Considerada a maior espécie de garça da fauna brasileira, ela tem algumas características bastante peculiares, como o voo em linha reta e a batida lenta de suas asas. Em função de seu tamanho avantajado, captura presas em lugares de maior profundidade, o que possivelmente explica o ocorrido com a que foi resgatada por nossa equipe no dia 15 de fevereiro, na Boca da Barra, em Itanhaém (SP).

O animal que encontramos na ocasião possuía um anzol preso em sua cavidade oral (foto 1). Após ser atendido inicialmente em nossa Unidade de Estabilização, seguiu para a Base de Reabilitação no Guarujá, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico para remoção do petrecho.

A cirurgia transcorreu de forma satisfatória e a garça permaneceu em observação nas primeiras 24 horas, recebendo cuidados quanto à hidratação e alimentação, suplementada com vitaminas. Nos dias seguintes passou ao recinto externo, com água, sombra e poleiros disponíveis (foto 2). E não tardou a se alimentar espontaneamente dos peixes oferecidos em bandeja.

Sessões de preening para limpeza e impermeabilização das penas complementaram o tratamento, assim como os exames clínicos finais, cujos resultados asseguraram-lhe o retorno à natureza.

* * * * * * *

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

* * * * * * *

O Instituto Gremar é uma das organizações que atua em prontidão 24h pelo PMP-BS, com bases em funcionamento nas cidades de Guarujá e Itanhaém. Em caso de avistamento de animal marinho encalhado, ferido ou morto, o acionamento pode ser feito pelo telefone 0800-642-3341.