Atobá resgatado em Mongaguá retorna à natureza após reabilitação no Gremar

Em mais uma ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), animal voltou ao seu habitat nesta quinta-feira (5/10), na Praia de São Pedro.

5 de outubro de 2017

Um atobá (Sula leucogaster) encontrado no último dia 4 de setembro por populares na plataforma de pesca de Mongaguá (SP) e entregue no Parque Ecológico A Tribuna, na mesma cidade, motivou mais um acionamento ao Instituto Gremar.

Embora alerta e ativo, o animal necessitava de cuidados especiais quanto à hidratação e escore corporal. Por isso, foi encaminhado à Base de Reabilitação, onde passou a receber papa grossa e suplementação vitamínica três vezes ao dia, até que finalmente pudesse se alimentar espontaneamente.

O atobá também realizou sessões periódicas de fisioterapia de voo e natação e teve suas penas impermeabilizadas, o que possibilitou a abertura plena de suas asas após alguns dias de tratamento.

Em condições clínicas adequadas, ele retornou ao seu habitat de origem em soltura realizada nesta quinta-feira (5/10), na Praia de São Pedro, em Guarujá.

A ação foi resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

Com bases no Guarujá e Itanhaém, o Gremar é uma das instituições que atua em prontidão 24h na chamada Fase 1 do PMP/BS, sendo responsável pela região da Baixada Santista.

Caso você aviste um animal marinho ferido, mantenha distância, evite aglomerações e ligue para 0800 642 3341. Mais informações no site www.gremar.org.br.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341