Soltura de Atobás-marrons

26 de maio de 2017

Dois atobás-marrons (Sula leucogaster) reabilitados pelo Gremar retornaram ao seu habitat de origem no último dia 11.
A soltura ocorreu na Praia do Iporanga, em Guarujá.

Os animais foram resgatados em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA. Em seguida, encaminhados à base de reabilitação do Gremar, para exames e início do tratamento.

Um deles encalhou na Plataforma de Mongaguá e apresentava sinais de desnutrição, além de leve desidratação e dificuldades para regular a temperatura, sem lesões aparentes. O outro foi encontrado em uma embarcação de pescadores na praia do Perequê, em Guarujá, que imediatamente acionaram a equipe do Gremar. Apesar de estar com o peso adequado, possuía a asa direita caída e apresentava sintomas de desidratação moderada e desarranjo intestinal.

Ambos foram mantidos inicialmente na sala de estabilização aquecida, em observação, com hidratação por meio de soro e dieta pastosa à base de peixes. Com a evolução satisfatória do quadro clínico, acabaram transferidos para recintos externos, recebendo alimentação sólida e suplementos, o que possibilitou também ganho de peso. Por fim, foram submetidos a procedimentos de limpeza e impermeabilização de penas, finalmente apresentando condições favoráveis à soltura.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341