Em menos de uma semana três golfinhos são encontrados mortos na principal área de concentração da espécie em SC

17 de abril de 2019

A equipe do PMP-BS/Instituto Australis registrou três encalhes de golfinhos da espécie Sotalia guianenses, conhecido popularmente como boto-cinza, já sem vida. No sábado, 06, foi realizado o primeiro registro (fotos 5 e 6) na Baia Sul de Florianópolis, na praia de Coqueiros, após um chamado da Polícia Militar Ambiental. Na quarta-feira, 10, a equipe se surpreendeu durante a atividade de monitoramento embarcado na Baia Norte de Florianópolis, com o registro de mais dois golfinhos (fotos 1,2,3 e 4). Os indivíduos estavam em um local próximo a Enseada dos Golfinhos, em torno de menos de 5 metros de distância um do outro, o que já caracteriza um encalhe em massa, caso não seja uma dupla de mãe e filhote. Somente a análise genética indicará se tratar-se de mãe e filhote.

A avaliação macroscópica dos golfinhos registrados na quarta-feira e no sábado confirmam evidências de interação antrópica com grau forte. O golfinho registrado no sábado apresentava um corte retilíneo no ventre e um cabo preso a sua nadadeira caudal. Nos golfinhos registrados na quarta-feira, note que o lobo caudal esquerdo de um dos animais foi cortado e o ventre dos dois animais também estavam com cortes retilíneos, o que evidencia ação humana.

Ao encontrar um animal marinho morto, vivo ou debilitado ligue para 0800 642 3341.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341