Instituto Gremar, Univali e Petrobras inauguram Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos no Guarujá (SP)

16 de agosto de 2019
(Foto: Andry Bellinatto/Instituto Gremar)

O Instituto Gremar, a Universidade Vale do Itajaí (Univali) e a Petrobras inauguraram seu novo Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no município de Guarujá (SP). Devidamente equipado para receber aves, tartarugas e mamíferos marinhos resgatados em ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o equipamento aprimora a rede de atendimento veterinário à fauna marinha nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, uma das premissas da iniciativa.

Com sua nova localização – Rua João Ruiz, 799, no bairro Jardim Las Palmas, o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos assume uma posição mais estratégica, próxima à Praia do Tombo. Trata-se de uma área centralizada, considerando a extensão total das atividades diárias de monitoramento realizadas pela equipe do Gremar. O espaço ocupa 735 m2 de terreno e possui 630,93 m2 de área construída. Dispõe de três tanques de grande volume (um de 60 mil litros, para mamíferos; e dois de 30 mil litros, para pinípedes e pinguins), 16 recintos de quarentena para tartarugas-marinhas, cinco recintos multifuncionais para aves e um recinto exclusivo para mustelídeos (mamíferos carnívoros, como a lontra).

Já o hospital de animais conta com seis salas, destinadas às seguintes funcionalidades: triagem (recepção e primeira avaliação), ambulatório (atendimento e aplicação de medicação), paramentação (preparo para procedimentos cirúrgicos), cirurgia, descontaminação (lavagem) e estabilização e secagem (para animais secos permanecerem aquecidos após a lavagem). Além disso, o prédio dispõe de cozinha, depósito e banheiros.

Em sua ocupação máxima projetada, o novo Centro tem capacidade para atender simultaneamente cerca de 150 animais, sendo 120 pinguins, 10 aves voadoras, dois pinípedes, 10 quelônios sem papiloma, 10 quelônios com papilomas e um pequeno cetáceo. Além disso, sua moderna estrutura permite o incremento das ações de educação ambiental, o que deverá aumentar a presença de estudantes e visitantes em períodos pré-definidos.

Sobre o Gremar e o PMP-BS

O Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna é uma organização não governamental pioneira, que desde 2004 trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, cursos de capacitação profissional, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna.

Desde agosto de 2015 também é uma das organizações que atua no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP/BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA. Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.