Fragata é solta na natureza após cuidados na Associação R3 Animal, em Florianópolis (SC)

16 de agosto de 2019
(Foto: Associação R3 Animal)

A Associação R3 Animal, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a soltura de uma fragata (Fregata magnificens), no dia 26 de julho, na Praia do Moçambique, em Florianópolis.

A ave marinha, um macho adulto, foi resgatada pela equipe do PMP-BS junto à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na praia da Armação do Itapocorói, em Penha, no dia 10 de julho. O animal estava debilitado e permaneceu em estabilização até o dia 19 de julho, quando foi transferido para ser reabilitado no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), em Florianópolis.

Após uma semana sob os cuidados da R3 Animal, a ave estava apta para voltar ao habitat natural e foi solta.

As fragatas medem entre 85 e 100 centímetros de comprimento, pesam em torno de 1,5 kg e podem atingir uma envergadura de mais de 2 metros. O macho é preto e possui um saco gular vermelho. A fêmea é maior e possui a cabeça escura e o peito branco. Os juvenis têm a cabeça branca. Se alimentam de peixes que sobem à superfície e são capturados em voos rasantes, mas costumam roubar o alimento de outras aves.

O CePRAM fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341