Adulto e filhote de baleia-franca são avistados no Balneário Araçá, no litoral paulista

19 de agosto de 2019

Na sexta-feira (16/08), a equipe do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) recebeu um acionamento através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) de um possível encalhe de duas baleias no Balneário Araçá, em Ilha Comprida (SP).

Rapidamente a equipe de campo foi acionada e, ao chegar no local, constatou que se tratava de duas baleias da espécie franca, sendo um indivíduo adulto e um filhote. As duas baleias estavam após a rebentação e aparentemente descansando. No inverno, esta espécie migra da Antártica até águas mais quentes para acasalamento, parição e amamentação, por isso é comum encontrar baleias-franca descansando mais próximas da costa, podendo permanecer em um mesmo lugar. Mesmo que sua área de concentração seja em Santa Catarina, há registros da espécie até a Bahia.

Durante todo o dia, o IPeC recebeu outros acionamentos, pois as duas baleias pareciam estar no mesmo lugar, o que levantou a suspeita de um possível encalhe. Sendo assim, no fim da tarde, a equipe voltou para praia e constatou que as baleias haviam feito um pequeno deslocamento até o Balneário Marcia. No sábado (17/08), equipe de monitoramento se deslocou novamente para a praia e observou que as baleias não estavam mais por lá.

Apesar de os animais não terem sido mais avistados, o IPeC seguiu de prontidão para um novo acionamento. Ao avistar um animal vivo ou morto nas praias, acione a equipe do IPeC através do telefone 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O IPeC monitora o Trecho 7, compreendido entre Cananéia e Iguape.

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341