Lixo recolhido em limpeza nas praias de Laguna e Imbituba (SC) será destinado para reutilização

26 de setembro de 2019

No sábado (21/09) foi realizado o “Dia Mundial da Limpeza de Praias” em diversos países. O evento, que contou com o esforço de aproximadamente 3% da população intercontinental, foi prestigiado no litoral brasileiro também. Em Laguna e Imbituba (SC), trechos monitorados pela Udesc via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o movimento teve grande participação de instituições e voluntários envolvidos.

Parte da equipe da Udesc atuou na praia do Mar Grosso e na Barra dos Molhes de Laguna junto a voluntários da Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental, Instituto Ambiental Boto Flipper, Laguna Ambiental, Protetores Ambientais, Laboratório de Zoologia da Udesc, Associação de Surf de Laguna, Eco Local Brasil e moradores que souberam do evento pela divulgação nas redes sociais.

No canto sul do Molhes foram coletados aproximadamente 400 quilogramas de lixo. Outros trechos da praia do Mar Grosso também receberam voluntários para a coleta de resíduos de todos os tipos. Todo o lixo coletado será encaminhado para reutilização pela ONG Eco Local Brasil à Carbo-Brasil, uma usina de reciclagem e elaboração de produtos reciclados situada em Blumenau (SC).


PMP-BS/Udesc participa há dois anos da ação mundial de limpeza de praias em parte do litoral sul catarinense

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Atendimento à imprensa
Assistente de comunicação PMP-BS/Udesc: Santiago Anguita
Contato: sanguita@univali.br / (48) 3647-7730 / Facebook

Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Ubatuba - SP até Laguna - SC lique para o 0800 642 3341