Sobre o PMP - BS

Fauna Alvo

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) tem como principal objetivo avaliar as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural do Polo Pré-sal da Bacia de Santos. O projeto é uma condicionante do licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama, sobre o impacto nos tetrápodas marinhos (aves, tartarugas e mamíferos), por meio do monitoramento de praias. Muitos desses animais estão ameaçados de extinção, por isso é importante a preservação dessas espécies. Caso encontre algum animal marinho vivo debilitado ou morto na orla das praias que vão de Pontal do Paraná (PR) até Laguna (SC) ligue gratuitamente para o 0800 6423341.

 

As aves marinhas são espécies que se adaptaram com grande eficiência ao ambiente marinho e têm como habitat e fonte de alimento o mar. Podem ser divididas em aves marinhas costeiras, encontradas geralmente próximas aos continentes, e aves marinhas oceânicas ou pelágicas, que costumam ser encontradas em alto-mar. Fazem parte desse grupo: os albatrozes, gaivotas, fragatas, biguás, trinta-réis, pinguins, entre outras.

 

Os mamíferos marinhos são aqueles que habitam primariamente o oceano ou depende do oceano para alimentar-se. Fazem parte desse grupo os baleias, golfinhos, baleias, leões marinhos, focas, morsas, entre outros.

 

As tartarugas marinhas são répteis da ordem das tartarugas, que incluem as espécies que vivem no mar. São várias as espécies que encontramos no litoral brasileiro como a tartaruga verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga de couro, tartaruga de pente e a tartaruga oliva.

Área de Atuação